Preparamos uma lista com 10 opções de passeios com crianças no interior de São Paulo que garantem diversão para todas as idades. 


Atividades ao ar livre, gratuitas ou parque de diversões? Selecionamento as melhores dicas para passear com as crianças entre as cidades de Itatiba, Campinas, Jundiaí, Vinhedo e Valinhos. Tem sugestão para crianças pequenas, lugares para quem gosta de emoção, opções para praticar atividades radicais e para quem quer descansar e estar em contato com a natureza e, é claro, todas são ótimas para a família inteira curtir junto.

1.Zooparque em Itatiba

Você sabia que o maior zoológico particular do Brasil está na cidade de Itatiba? Você pode  levar as crianças para conhecer os 1.200 animais, de 180 espécies diferentes que vivem no zoo enquanto caminha por uma trilha em meio a natureza. Quando cansar, basta fazer uma pausa na lanchonete ou no restaurante do zoo e continuar o passeio com muito mais energia. 

O Zooparque Itatiba funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 17h. Confira o valor dos ingressos e demais informações no site.

2.Floresta Park em Sousas

Com muito espaço para brincar ao ar livre e encontrar animais silvestres pelo caminho, como tatus e lebres, as crianças de todas as idades vão ter diversão garantida na Floresta Park, no distrito de Sousas.

Os pequenos podem descer de tirolesa, fazer um passeio à cavalo, visitar o mini sítio, andar de trator, pescar e ter comer um lanche bem gostoso no restaurante  Para chegar à propriedade é necessário pegar uma estrada de terra, a 5 km de Campinas.

3.Hopi Hari em Vinhedo 

Provavelmente a dica mais conhecida desta lista, o Hopi Hari. Ele é o segundo maior parque de diversões do Brasil e tem a organização de um país: com governante, regiões bem definidas e até idioma próprio!  A região Infantasia, por exemplo, é temática com a turma do Looney Tunes e exclusiva para as crianças. Vale a pena consultar a programação dos shows para ter uma experiência ainda mais divertida. 

Com 20 anos de história, o parque ficou fechado por alguns anos e foi reaberto em 2017 com novo horário de funcionamento por isso é importante agendar a sua visita antes de chegar. Localizado na cidade de Vinhedo, o parque é uma excelente escolha para passar um dia super divertido com a família inteira. 

4.Wet’n Wind em Vinhedo 

Se você e família gostam mesmo de brincar na piscina e tomar sol, a sugestão é aproveitar o dia no parque aquático Wet’n Wild. Com atividades para adultos e crianças, o parque conta com diversas áreas para relaxar e ter muita diversão. Você escolhe entre as atrações radicais, como tobogãs e grandes quedas d’água, e as piscinas com até 1 metro de profundidade. 

Não se preocupe se o dia não estiver muito quente, afinal no inverno as águas do parque são aquecidas com temperaturas entre 22ºC e 28ºC. O parque é bem estruturado e durante o mês das crianças o Wet’n Wind está com programação super especial. Pegue o protetor solar e garanta a sua visita!


5.Passeio de Maria Fumaça em Campinas

Esta é a dica para quem quer dar um toque de nostalgia ao Dia das Crianças. O passeio de trem Maria Fumaça de Campinas percorre 24 km da antiga ferrovia que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, possui monitores que contam a história da região e passa por importantes fazendas de café. 

Agora, exclusivo para o turismo,o passeio de Maria Fumaça é um dos únicos de trem à vapor em funcionamento no Brasil e já foi cenários para muitas novelas e filmes. O embarque acontece na Estação Anhumas, em Campinas e vai até a cidade vizinha Jaguariúna. Em sua versão completa, o caminho dura cerca de 3h30. Atenção aos horários de saída do trem aos sábados e domingos. 


6.Fazenda das Oliveiras em Itatiba

Se você quer aproveitar o final de semana para relaxar e ter um dia especial com a família inteira, a dica é visitar a Fazenda das Oliveiras, em Itatiba. Enquanto os pais aproveitam o almoço, servido até às 17h, as crianças são acompanhadas por monitores em diversas atividades recreativas durantes a tarde. 

A entrada na Fazenda das Oliveiras é gratuita e lá você encontra um jardim extenso e bastante florido, ideal para fazer aquela caminhada e conhecer a Igreja de São Sebastião, o Casarão da Fazenda e descansar no redário após o almoço. 

7.T-Rex Park em Campinas

O parque de diversões temático te leva para a Era Jurássica sem sair de Campinas. Roda-gigante, a montanha-russa Super Dino (exclusiva para as crianças pequenas),  passeio de jipe pela floresta e cinema 3D são algumas das atrações do T-Rex Park. Mas o destaque fica por conta dos diversos dinossauros animatronics espalhados nos mais de 7 mil m², entre eles uma das maiores réplicas do Tiranossauro Rex na América Latina, com 12 metros de altura e 25 de comprimento!

O T-Rex Park é ideal para crianças de até 12 anos e está localizado na área externa do Parque D. Pedro Shopping e fica aberto ao público de quarta a domingo.

8.Museu Histórico Municipal Padre Lima em Itatiba

Fazer uma visita ao museu da cidade é uma uma excelente maneira de conhecer a região.  Além disso, é programa super proveitoso para crianças maiores e curiosas que gostam de história e adoram fazer perguntas.

No centro de Itatiba, o Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima funciona de terça a domingo e conta a exposição permanente “Caminhos do Passado”, que apresenta a história da cidade por meio de fotografias, máquinas e instrumentos de trabalho, por exemplo, além de outras exposições temporárias. O acervo do Museu também é utilizado como fonte de pesquisa para estudantes das escolas do município.

9.Camping Macuco em Valinhos

Para aproveitar o final de semana com as crianças, nada melhor que acampar com infraestrutura e segurança. O Camping Macuco é um complexo de lazer na cidade de Valinhos. Com mais de 35 anos de história, o Camping tem parque aquático, lago, trilha para andar de bicicleta, área de churrasqueira, restaurante e equipe de seguranças e salva-vidas. 

O lugar é super bacana para curtir o dia no complexo aquático, praticando stand up paddle ou canoagem. Além disso, é possível alugar um chalé ou montar a sua própria barraca e ficar ainda mais perto da natureza selvagem. 

10.Jardim Botânico em Jundiaí

O Jardim Botânico de Jundiaí Valmor de Souza foi criado para recuperar a região que foi degradada ao longo dos anos. O local havia se tornado uma área irregular de descarte de lixo e entulho. Hoje, completamente transformado, o Jardim Botânico desenvolve projetos de educação ambiental e possui três jardins temáticos: Espaço África, Jardim Italiano e Jardim Japonês. 

Em um dia de visita é possível conhecer as exposições de orquídeas e outras flores, o viveiro das mudas e fazer um piquenique bem divertido.  O Jardim Botânico de Jundiaí está aberto todos os dias, das 8h às 18h. 

Depois dessa lista com opções para todos os estilos, você ficou sem desculpas para não passear com as crianças e fazer deste o melhor Dia das Crianças!

Lembre-se que o acesso a todas essas sugestões se torna muito mais fácil quando você mora na região e aproveita todas as vantagens de viver no interior de São Paulo. O Arts Itatiba te convida a viver com muito mais qualidade de vida, conforto e tranquilidade na melhor região da cidade. Visite nosso stand, aberto de todos os dias, inclusive de sábados, domingos e feriados e conheça o empreendimento.