Como conciliar a criação dos filhos com a adoção de animais

Dividir o espaço com o cônjuge, filhos e animais de estimação é sinônimo de alegria, diversão e muito amor. Mas, nem sempre é fácil conciliar a criação dos filhos com a adoção de animais, já que eles necessitam de atenção e cuidado constante dos adultos. 

Reunimos várias dicas para que a tarefa de ter os filhos e bichinhos convivendo juntos, todos os dias, seja mais tranquila. Além disso, vamos te dar diversos motivos para que a sua família ganhe novos integrantes. Preparados?

Cuidados necessários com os bichinhos

Antes de qualquer coisa é importante escolher qual pet você e sua família pretendem adotar. Essa escolha dependerá muito do tamanho da sua casa, de quanto de tempo e dinheiro estão dispostos a investir. 

Se tiverem pouco tempo e espaço para destinar ao animal, peixinhos são ótimas opções para o seu bichinho de estimação. Eles precisarão de aquários pequenos que podem ficar em cima de lugares como armários, estantes ou até mesmo a sua mesa de cabeceira. 

Os coelhos são ótimos animais para fazer companhia para seus filhos, porque são carinhosos e cheios de energia. A dieta deles é bem vasta, comem desde ração até vegetais como cenoura e espinafre.Um detalhe importante é que o coelho é um animal que produz muita sujeira. Por isso, é necessário que ele faça suas necessidades dentro da gaiola, com a inclusão de serragem na mesma.  

Por ser mais independente do que o cachorro e dormir durante grande parte do dia, o gato fica bem e tranquilo quando os donos estão fora de casa, mesmo que seja por longos períodos. No primeiro ano de vida, ele vai querer arranhar qualquer coisa que ver pela frente. Então, se não quiser ter nenhum móvel estragado, compre um arranhador, passeie e brinque bastante para gastar as energias do felino. Separe um lugar para colocar a caixa de areia e tenha sempre um removedor de pelos para limpar suas roupas. 

Os cachorros estão entre os preferidos das crianças e são os mais democráticos entre os animais de estimação, afinal existe sempre a raça ideal para cada tipo de casa. É muito importante saber onde vai morar pelos próximos anos, para que não precise doar o seu mais novo amigo(a). Se você é daqueles que preferem adotar, existem diversas feiras para te atender. Lembre-se de separar um espaço para as necessidades do bichinho.

Outro fator importante para se levar em conta antes de fazer a sua escolha é o tempo de vida de cada animalzinho. Os peixinhos betta vivem em média de 3 a 5 anos, já os dourados por até 6 anos.

O tempo médio de vida dos coelhos é de 7 anos, já a expectativa entre gatos e cachorros, que varia de acordo com a raça, são as maiores entre os animais de estimação. O Chihuahua, por exemplo, pode chegar aos 18 anos.

Adapte o seu lar para receber o pet

Depois de escolher qual animal vai conviver com os seus filhos, é necessário adaptar a casa para recebê-lo. Se você tiver um gato ou cachorro, escolha um local para ele fazer as necessidades diferente de onde dormirá. Mas lembre-se de acostumar o animal de estimação desde o começo nestes espaços. 

A limpeza é um dos itens mais importantes para criar um ambiente saudável e tranquilo para toda a família. Envolva todos os membros da casa na rotina dos passeios e da limpeza.

Benefícios de criar animais junto com os filhos

Existem muitos benefícios na criação dos seus filhos junto aos animais de estimação, que vão desde ensiná-los a ter responsabilidade desde cedo até ajudar a desenvolver empatia com o próximo. Veja outros benefícios: 

  • Estímulo a paciência: Ensinar o animal onde ele deve realizar as necessidades nem sempre é algo fácil. Por isso, envolva o seu filho desde o começo. Assim como os seres humanos, os pets tem vontade própria e muitas vezes não querem brincar ou sair no mesmo momento que o dono. Se você ensinar que eles devem ser respeitados, os pequenos vão aprender que cada coisa tem a sua hora.
  • Incentivo a atividade física: Em um mundo conectado e em que tudo gira ao redor do smartphone, é bem comum que as crianças sejam mais sedentárias. Ensine a responsabilidade de passear e alimentar o pet. Para incentivá-lo, você pode fazer uma lista com os nomes dos lugares que aceitam animais de estimação e colocar na agenda quando serão feitos os passeios. 

E aí, curtiu nossas dicas? Preparado para receber seu mais novo animalzinho de estimação? Se você busca um lugar com muito lazer e áreas verdes para seus filhos e animais de estimação aproveitarem juntos, o Arts Itatiba é o lugar perfeito!  Por ter terrenos de 640 m² a 3.000 m², espaço é o que não vai faltar na hora de brincar e descansar. Do lado de fora da casa, os companheiros vão passear entre as mais de 12 mil mudas plantadas, 3 lagos naturais e um lindo pomar de árvores frutíferas. Agende a sua visita e conheça de perto tudo o que esse empreendimento pode oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *