Como comprar um lote com segurança

Comprar a casa própria é o sonho de milhares de pessoas. Você sabia que comprar um lote pode ser o caminho mais fácil para realização deste desejo? Além de ser uma opção mais barata do que uma casa construída, o comprador pode fazer o lar como sempre quis.  

Mas nem sempre essa compra é feita com segurança, por isso muitos são enganados e fazem maus negócios. Para que você não entre nessas estatísticas negativas, preparamos uma matéria com as principais dicas para comprar seu terreno com segurança.

Confiabilidade da empresa

Antes de qualquer ação, é necessário escolher o tamanho do lote onde você quer viver. Depois disso, decida em qual cidade quer construir o seu novo lar. Grande parte dos loteamentos estão localizados nas cidades do interior de São Paulo, como Itatiba e Campinas. Mas ainda existe uma pequena parcela de terrenos próximos às capitais. 

Depois dessa etapa é muito importante pesquisar informações sobre a empresa responsável pelo loteamento. Veja com que frequência ela compra e vende terrenos similares, conheça os registros de imóveis dela, e se possível for, visite esses espaços. Essa visita é essencial para evitar armadilhas, como, por exemplo, comprar um espaço que tem uma ocupação irregular instalada. 

Se a empresa que vende os lotes não for a mesma que fará a construção, faça outra investigação. Descubra no histórico da empresa responsável quais espaços ela já fez, pesquise junto aos órgãos ambientais se as construções são feitas onde há proteção ambiental ou em áreas de mananciais, etc. 

Outro conselho. Antes de comprar, consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). É importante saber se os corretores que estão vendendo os lotes estão registrados neste órgão. 

Documentação

É muito importante verificar se a documentação do loteamento está em ordem antes de fechar o negócio. Afinal, nem todas as empresas são responsáveis e cuidadosas com esses papéis. Fizemos uma lista com os principais documentos que devem ser verificados.

  • Alvará de Loteamento: Um dos primeiros documentos que a construtora deve ter em posse é o alvará do loteamento. Essa autorização, liberada pela prefeitura, permite que ações, como a construção, por exemplo, sejam feitas no espaço. 
  • Licença ambiental: Esse documento também ajuda na autorização da construção do loteamento, então verifique a existência dele. No Estado de São Paulo ele é chamado de Certificado do Graprohab ou a Licença de Instalação da Cetesb/Secretaria do Meio Ambiente.  
  • Matrícula do loteamento: Uma simples verificação da matrícula individual do lote, vai ajudar o comprador a fugir de diversos problemas. 
  • Previsão de entrega da obra: Veja qual é a previsão de conclusão da obra passada pela construtora. Acompanhe todas as etapas, faça visitas ao decorrer do tempo para ver se tudo o que foi prometido está sendo entregue. 

Valorização da região

A valorização da região é requisito que deve se levado em conta, antes de comprar o lote. A existência de comércios próximos e infraestrutura ajudam, e muito, nesta valorização. Mercados, escolas, universidades, shoppings, farmácias e hospitais estão entre os itens mais importantes para fazer uma comunidade se desenvolver.

Se não existir uma boa estrutura de meios de transporte na região do loteamento, além de dificultar a locomoção dos moradores, ainda fará com que o terreno seja desvalorizado.

Infraestrutura do loteamento

Outro fator que ajuda a comprar um lote com segurança é conhecer a infraestrutura que o loteamento terá. Fique atento a tudo o que foi prometido e construído. Lembre-se, a estrutura inclui muito mais do que o lazer e espaços que serão compartilhados entre você e seus vizinhos. Ela está ligada também a como serão as ruas, iluminação e segurança.  

Informe-se sobre os serviços que serão oferecidos, se a água e luz será cobrada no condomínio, ou a parte, e se será um loteamento aberto ou fechado.

Visite o local

Visitar o local parece um item básico, mas nem todos fazem, e é extremamente essencial para garantir o sucesso da compra. Ao decorrer da visita você descobrirá como é a infraestrutura das ruas, iluminação dos vizinhos, a demarcação dos lotes, o que tem no entorno do local, etc. 

Lembre-se também de visitar o loteamento em diferentes horários, para ver se existe barulho vindo das construções próximas. Durante essas visitas, conheça a maior parte do loteamento, para ver se ele não é fruto de uma ocupação.

Condições de financiamento

Depois de descobrir todas essas informações e estiver feliz com o negócio, veja quais são as condições de financiamento que a construtora oferece. Se você tiver condições de pagar as parcelas e dar a entrada, verifique se a taxa de juros cabe no seu bolso e calcule o quanto será comprometido do orçamento da família. Se tudo estiver bem, vá em frente. 

A boa notícia para quem vai financiar direto com a construtora é que a quantidade de parcelas geralmente é menor do que as oferecidas pelo banco. Então você vai pagar em menos tempo e não precisará passar por um intermediário para comprar seu lote. 

Mas se a empresa de loteamento te oferecer a chance de financiar pelo banco e você preferir pagar mais parcelas, opte por essa opção.

Nunca se esqueça de pagar as parcelas até a data de vencimento. A falta de pagamento pode ocasionar a perda dos direitos sobre o lote e uma cobrança alta de multas e juros. 

E aí, preparado para comprar seu terreno e começar a construir seu sonho? O loteamento fechado do Arts Itatiba é ideal para quem quer comprar um lote com segurança e confiança. Os terrenos estão 100% regularizados e prontos para construir. Agende sua visita para conhecer o melhor loteamento da região. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *