Dicas de decoração para a sua casa

Vai se mudar e não sabe como decorar a sua futura casa? Enjoou da decoração atual, mas não tem ideia por qual caminho começar o planejamento? Alugou uma casa decorada e não gostou dos objetos e móveis que tem no ambiente? Preparamos uma matéria especial para te ajudar a deixar o seu lar confortável, moderno, aconchegante e com a sua personalidade, mas sem deixar o gosto dos outros moradores de lado.

Mas atenção! Antes de você começar a planejar a decoração da sua casa é importante ter em mente o quanto quer gastar. Se quiser decorar gastando pouco, um bom caminho é utilizar produtos do tipo faça “você mesmo”. Existem diversos tutoriais no Youtube e dicas no Pinterest para quem quer usar materiais recicláveis e itens decorativos antigos para mudar a cara da decoração da casa.

O investimento e o planejamento de decoração também mudam se você viver em um apartamento pequeno, tipo studio. Uma boa dica para dar a sensação de amplitude é usar espelhos em todos os ambientes. Além disso, procure objetos diferentes para cada local que conversem com o restante da decoração.

Dicas de decoração para sala de estar

A sala de estar é o primeiro lugar que as suas visitas e familiares verão quando chegarem na sua casa, por isso a decoração dela deve estar entre as mais importantes do seu planejamento. Uma mesa de centro é um dos objetos decorativos mais úteis para se ter na sala de estar. Ela ajuda a dividir o espaço e ainda pode ser usada para deixar copos de água, pratos de petiscos, controle remoto, vaso de plantas, etc.

Legenda: Vaso de plantas é bem-vindo em qualquer ambiente

A iluminação certa pode fazer toda a diferença na decoração. Você poderá colocar um abajur na mesa ao lado do sofá e uma luminária diferente no teto. Mas se quiser trazer mais claridade para o ambiente, invista em um ou mais trilhos compostos por spots. Este tipo de trilho é super versátil e dá ao morador a oportunidade de ter quantas luminárias quiser. Se depois de alguns anos desejar mudar a decoração, o trilho vai permitir que a quantidade de luz diminua ou aumente e ainda vai determinar onde ficarão esses pontos de claridade.

As almofadas e tapetes são outros objetos que têm um papel importante na decoração. As almofadas ajudam a trazer um pouco da personalidade e gosto dos moradores para a sala. Já os tapetes vão deixar a sala mais confortável e receptiva. Fique atento ao material deles, para que não seja muito difícil limpá-los.

Dicas de decoração para a cozinha

A cozinha é um ambiente que você pode mudar sem fazer muita coisa. Os adesivos são ótimos recursos para essa transformação. Os de formas geométricas estão em alta e se quiser mudar a cor da parede sem ter a necessidade de realizar a pintura, use os adesivos mais coloridos. Para quem quer fazer uma mudança mais radical, experimente pintar uma parede com uma cor bem forte e deixe as outras com cores mais claras.

Outra opção é aplicar o adesivo nas paredes. Existem diversas opções no mercado de adesivos que parecem azulejos. Além de serem mais baratos que os de cerâmica, ainda vão contribuir para uma transformação prática e sem sujeira.

Legenda: Tire os objetos dos armários para ajudar a mudar a decoração da cozinha

A geladeira pode ser encapada por inteiro ou só uma parte. Ela também é um bom lugar para colocar as fotos do casal e da família.

Mas antes de fazer uma mudança muito brusca, pesquise referências e se possível contrate um decorador. Afinal, existem decorações que são difíceis de serem tiradas. Uma foto reprodução é um ótimo recurso para ter ideia de como o lugar ficará, antes da grande mudança de decoração.

Dicas de decoração para o quarto de casal

Desde a cabeceira de cama até a porta do quarto, tudo pode entrar na dança da transformação da nova decoração. O quarto é o ambiente onde o casal vai se refugiar, trocar confidências, construir o relacionamento e descansar depois de muitas horas de trabalho. Por isso, é necessário dar uma atenção especial para este local.

Os primeiros e mais importantes itens da decoração são as cores e estilos escolhidos.Se o quarto for muito pequeno, opte por cores mais claras. Elas ajudam a dar uma sensação de amplitude e conforto. Já se o local for maior e você quiser trazer mais personalidade, escolha cores quentes como amarelo, vermelho e laranja. Outra opção é escolher cores de tintas que contrastem com os objetos de decoração.

Se box da sua cama vier separado da cabeceira, compre uma que combine com o estilo do casal. Mas se ela vier junto e você ainda quiser fazer uma decoração especial na parede da cama, use adesivos e papéis de parede. Se você gosta de decorações mais modernas, teste usar um papel 3D.

Quer trazer mais graça e aconchego para o quarto do casal? Invista em tapetes. Além de trazerem mais beleza para o local, eles ainda aquecem os pés quando os moradores descem da cama para irem ao banheiro de madrugada, por exemplo.

Legenda: O tapete dá um toque especial na decoração do quarto do casal

Se não tiver espaço suficiente para um tapete grande, a alternativa será usar tapetes menores só nas laterais da cama.

Plantas em vasos pequenos ou grandes trazem um ar de frescor e alegria para o ambiente. Antes de escolher a planta, lembre-se de certificar se ela vai receber a quantidade necessária de luz, ar e temperatura para viver bem.

Guarda-roupa, estante e prateleira também fazem parte da decoração do quarto. Eles devem combinar com a cor e estilo escolhidos. Mas antes de escolhê-los, veja se existe espaço suficiente para usar móveis comprados ou se será necessário mandar fazer móveis planejados.

Dicas de decoração para o quarto das crianças

O quarto das crianças, com toda a certeza, será o ambiente que mais precisará de mudanças na decoração ao longo dos anos. Quando a família cresce na mesma casa, o quarto das crianças geralmente é o mesmo até elas viraram adulta e se mudarem. Então a decoração deve ser condizente com as diferentes etapas das vidas dos seus filhos.

No início, esta decoração será pensada e decidida pelos pais, mas ao decorrer do tempo, é essencial que as transformações sejam guiadas também pelo morador do local. Antes de começar o planejamento, ensine que nem todos os itens poderão ser comprados, mas que o resultado final ficará bem especial porque contou com a ajuda deles.

Legenda: Caixas organizadoras ajudam na bagunça e na decoração

Invista em cores fortes se combinar com o jeito dos pequenos, mas eles forem crianças mais tranquilas, invista em cores e decorações mais claras. Para uma decoração de sucesso é importante que todos ou a maior parte dos itens tenham o mesmo estilo: luminárias, quadros, porta retratos, armário, estantes e roupa de cama.

Os brinquedos são itens mais difíceis de combinarem com a decoração, porque não são só os pais que os compram. Para organizá-los, use uma caixa organizadora ou um cesto que combine com o restante do quarto.

Dicas de decoração para a varanda

Um ótima opção para quem gosta de cultivar plantas e temperos é fazer um jardim vertical na varanda. Mas se você tem pouca experiência com o cultivo, não tem problema, comece com poucos vasinhos e veja tutoriais na internet.

Legenda: Flores trazem a tranquilidade que você precisa no dia a dia

Se não tiver muito espaço na varanda, faça um jardim aéreo com os vasos pendurados nas grades e em cima das cadeiras. Fizemos uma lista com os primeiros passos para criar seu jardim.

  • Escolha o local ideal: Vai usar a varanda toda ou só um parte dela para criar suas plantinhas? Se varanda servirá de espaço para as roupas secarem, você pode colocar os vasinhos dentro da sala de estar, quarto e até no banheiro, dependendo dos tamanhos.
  • Escolha as plantas e flores: Cada planta e flor precisa de um tipo de cuidado, quantidade de sol e vento. Então, observe como é o tempo na sua varanda, antes de comprar os vasinhos e as sementes.
  • Escolha os vasos: Decida quais são os vasos ideais para eles ficarem confortáveis. Se achar vasos com rodinhas, melhor ainda, porque na hora que quiser trocar as plantas e flores de lugar, você não terá dor de cabeça.

Todos os ambientes têm características e decorações próprias, mas lembre-se de integrar o mesmo estilo neles. Afinal, são os mesmos moradores que vão conviver nestes espaços.

Você sabia que o Arts Itatiba dá a oportunidade de você construir e decorar a casa como sempre sonhou? Os lotes estão 100% regularizados para você começar a viver com a sua família. Agende hoje mesmo a sua visita. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *