O município de Itatiba, em São Paulo, é considerado uma das melhores cidades para morar no interior do estado.Isso porque, a região é cercada por belezas naturais e está em constante desenvolvimento, proporcionando uma excelente qualidade de vida aos moradores.

Continue a leitura e descubra tudo que Itatiba pode oferecer para você viver com conforto e segurança, mantendo todas as facilidades de uma cidade desenvolvida.

Itatiba: tranquilidade e desenvolvimento no mesmo lugar

Vista aérea de Itatiba.
Vista aérea de Itatiba. Fonte: correionogueirense.com.br

Quando o assunto é descansar e apreciar a natureza, logo a região do interior vem à mente.

Afinal, no interior é possível encontrar a tranquilidade que não existe nas metrópoles, aliada a uma infraestrutura completa de serviços e comércios para atender as necessidades da população.

Entre os municípios localizados no interior de São Paulo, encontra-se Itatiba, uma cidade com muitos atrativos e que se desenvolve preservando a qualidade de vida.

Em tupi-guarani, Itatiba significa “muita pedra”, sendo chamada carinhosamente pelos habitantes como a “Princesa da Colina”, devido ao relevo acidentado, formado principalmente pela Serra da Jurema.

Por muito tempo, também foi referenciada como a “Suíça Paulista”, visto que a temperatura da cidade é sempre fresca, o que faz um convite aos passeios ao ar livre. Ou seja, apelidos carinhosos não faltam para a cidade.

Itatiba possui um clima interiorano, o que faz a população ser muito simpática e receptiva.

Além disso, é uma cidade encantadora por ter tantas belezas naturais e uma riqueza cultural e histórica muito fortes.

Segundo o último censo do IBGE realizado em 2010, Itatiba continha uma população de 101.471 habitantes, com estimativa de aumento para 122.581 habitantes em 2020.

Economia de Itatiba

A economia do município é formada, principalmente, pela indústria moveleira, sendo conhecida como a Capital Brasileira do Móvel Colonial. Mas também se destaca na indústria têxtil, metalúrgica, química e de tecnologia moderna.

Outros dados que comprovam o grande potencial de desenvolvimento da cidade são o PIB per capita de R$ 50.811,86 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,778 – considerado o 145º no ranking de cidades brasileiras, de acordo com o IBGE.

Por esse e outros motivos, Itatiba também foi considerada a terceira cidade com maior qualidade de vida do Brasil, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os IFDM analisados, destacam-se:

  • Educação: 0,9330
  • Saúde: 0,9332
  • Emprego e Renda: 0,9167

Esses índices são excelentes e mostram que a cidade possui um desenvolvimento econômico e social contínuo e pode oferecer muita qualidade de vida, tornando-se uma ótima alternativa para quem opta por morar na região.

É bom morar em Itatiba?

Se você quer saber como é viver no interior, vamos mostrar todas as vantagens de morar em Itatiba e comprovar que este é o lugar certo para você e sua família.

Morar em Itatiba é a garantia de ter todos os serviços e comércios essenciais à disposição, e ainda contar com uma vantagem extra: apreciar a exuberância da natureza ao seu redor todos os dias.

Ou seja, se você busca um refúgio próprio para descansar e contemplar as belezas naturais, esta é a cidade perfeita, pois está cercada pelo verde, no qual é possível avistar diversos animais silvestres e viver com muita tranquilidade.

Além disso, ao caminhar pelas ruas, você pode perceber o cuidado que a população e os órgãos públicos têm por manter a conservação dos espaços de lazer, bem como a predominância do verde por toda a cidade.

Itatiba-praça-parque
Em Itatiba, o contato com a natureza está presente todos os dias. Fonte: prefeituradeitatiba.com.br

Mais contato com a natureza

Segundo o IBGE, cerca de 90,3% das vias públicas são arborizadas e o índice de vegetação por habitante na cidade é muito superior ao ideal apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o órgão, o índice ideal é de 12 metros quadrados de área verde por habitante. Em Itatiba, os dados são:

  • Considerando a área total do município, há 4.108 m² por habitante;
  • Considerando apenas a área urbana, há 390 m² por habitante.

Entretanto, se você pensa que Itatiba é apenas para descansar dos compromissos profissionais e fugir do estresse, saiba que também há muitas oportunidades para quem está iniciando uma vida a dois no interior.

Isso porque, o centro do município é bem consolidado e possui tudo que é necessário para viver bem, com praticidade e conforto.

Ou seja, você pode ter um espaço exclusivo para trabalhar e viver com tranquilidade, e ainda conta com fácil acesso para cidades vizinhas e aeroportos.

Tudo isso em aproximadamente 277 km de vias municipais em excelente condição de tráfego.

Distancias de outras cidades até Itatiba:

  • 12 km de Louveira
  • 18 km de Vinhedo
  • 23 km de Valinhos
  • 25 km de Jundiaí
  • 27 km do Aeroporto de Jundiaí
  • 33 km de Campinas
  • 36 km do Aeroporto Internacional de Viracopos
  • 46 km de Bragança Paulista
  • 47 km de Atibaia
  • 47 km do Aeroporto de Bragança Paulista
  • 80 km de São Paulo
  • 89 km do Aeroporto Internacional de Congonhas
  • 100 km do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos

Além disso, segundo um estudo realizado pela Urban Systems e divulgado pela Revista Exame, Itatiba está entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios, ocupando a 49º posição no ranking das cidades acima de 100 mil habitantes.

O estudo avalia as cidades brasileiras mais atrativas e com condições favoráveis para o desenvolvimento de negócios, com foco em Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

No quesito Desenvolvimento Econômico, Itatiba ficou a frente de cidades como Valinhos e Campinas. E em Desenvolvimento Social, o município ocupou a 11º posição em todo o Brasil.

Definitivamente, Itatiba é uma excelente opção de cidade para morar, pois proporciona viver com qualidade, cercado pela natureza, pelo clima interiorano e povo hospitaleiro, mas mantendo as facilidades de uma cidade desenvolvida.

Variedade de espaços de lazer é um diferencial

Itatiba não está na lista de melhores cidades para se viver no interior de São Paulo apenas pelo desenvolvimento econômico e social.

Outro grande atrativo do município é oferecer uma variedade de praças e parques ao ar livre, além de organizar grandes festas regionais que atraem turistas do Brasil inteiro.

Uma delas é a Expo Circuito das Frutas, que promove diversas atividades ao ar livre como trilhas e cavalgadas, além da comercialização de frutas, produtos alimentícios, bebidas e artesanato regional.

O Circuito das Frutas é um polo formado pela cidade de Itatiba, juntamente com outras 9 cidades localizadas na mesma região. São elas: Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Cada cidade do circuito é representada por uma fruta, sendo o Caqui o representante de Itatiba.

Por fim, muitos momentos de lazer também acontecem nas partidas de futebol organizadas pelo próprio time da cidade, o Itatiba Esporte Clube.

A sede do time, fundado em 1937, também é uma associação recreativa, esportiva e cultural, que tem por objetivo oferecer atividades sociais e recreativas, além da prática de esportes aos associados.

Onde morar em Itatiba?

condomínio-fechado-portaria
Arts Itatiba: infraestrutura moderna em condomínio fechado de alto padrão.

Se você deseja um lugar sossegado no interior para relaxar e aproveitar bons momentos com a família, mas sem perder as facilidades oferecidas pela cidade grande, um condomínio fechado próximo do centro de Itatiba é uma excelente alternativa.

Isso porque, além de contar com uma infraestrutura moderna que garante a segurança de toda a família, você ainda tem acesso a uma ampla área de lazer e uma rede de comércio e serviços consolidada para atendê-lo nas necessidades do dia a dia.

Arts Itatiba: loteamento fechado de alto padrão

O Arts Itatiba é um ótimo exemplo de condomínio fechado na região, pois encontra-se a aproximadamente 15 minutos do centro de Itatiba, com diversas opções de escolas, faculdades, supermercados, farmácias, agências bancárias, shoppings, entre outros.

Por conta da variedade de estabelecimentos, não há necessidade de se deslocar até cidades vizinhas para ter acesso aos serviços básicos do dia a dia.

O que você pode fazer a poucos minutos de distância.

Condomínio fechado com localização privilegiada
Arts Itatiba: condomínio fechado com localização privilegiada
  • Colégios e escolas: Colégio Next (20 minutos), Colégio Litteratus (21 minutos), Da Vinci – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (20 minutos), Colégio Bom Jesus Itatiba (17 minutos), Colégio Objetivo (16 minutos);
  • Faculdades: Universidade Anhanguera (14 minutos), Uniasselvi (13 minutos), Unicesumar (16 minutos), UNIP – Universidade Paulista (16 minutos), USF – Universidade São Francisco (16 minutos), FATEC – Faculdade de Tecnologia (19 minutos);
  • Hospitais e clínicas médicas: Unimed (15 minutos), Unilab Laboratório Clínico (14 minutos), Hospital Itatiba (25 minutos), Hospital Sírio Libanês (15 minutos);
  • Escolas de idiomas: Yázigi (15 minutos), Wizard by Person (15 minutos), KNN Idiomas (14 minutos), CCAA (13 minutos);
  • Shoppings e centros comerciais: Itatiba Mall (20 minutos), Shopping Móveis (11 minutos), Bella Vista Boulevard (15 minutos);
  • Supermercados: Covabra Supermercados (14 minutos), Extra Hipermercado (13 minutos), Supermercado Tulon (15 minutos);
  • Agências bancárias: Santander (16 minutos), Itaú (17 minutos), Caixa Econômica Federal (12 minutos), Bradesco (12 minutos), Banco 24 Horas (13 minutos), Banco do Brasil (17 minutos);
  • Lazer: Zooparque (32 minutos), Praça da Bandeira (15 minutos), Parque Ferraz Costa (19 minutos), Parque Luis Latorre (12 minutos), Museu Histórico Municipal Pe. Francisco de Paula Lima (14 minutos), Basílica Menor Nossa Senhora do Belém (15 minutos), Haras Novo Horizonte (5 minutos), Clube de Golfe Santapazienza (13 minutos), Adega Rosso Naturale (7 minutos), Parque do Camatta (10 minutos), Mercado Municipal “Dona Lica” (14 minutos).

Infraestrutura moderna e com tudo que você precisa para viver bem

Além das facilidades oferecidas pela região, o Arts Itatiba ainda possui infraestrutura moderna de segurança composta por monitoramento com câmeras, portaria 24 horas e muros com cerca elétrica por todo o perímetro.

Vivencie experiências únicas com familiares e amigos em um ambiente planejado para oferecer segurança, tranquilidade e onde seus filhos estão protegidos para brincar com total liberdade.

Você também terá uma ampla área de lazer à disposição com mais de 13 itens que se misturam às belezas naturais do condomínio e oferecem muita diversão para todas as idades.

Confira:

  • Salão de festas
  • Espaço fitness
  • Quadra poliesportiva
  • Duas quadras de tênis
  • Campo de futebol
  • Quadra de squash
  • Salas de descanso
  • Playground
  • Saunas úmida e seca
  • Piscina com raia
  • Piscina infantil
  • Hidromassagem

São 180 mil metros quadrados de áreas verdes, 3 lagos naturais com diversas espécies de peixes, mais de 12 mil mudas plantadas e pomar de árvores frutíferas.

Tudo isso em meio a uma área de preservação permanente com animais silvestres como tucanos, saguis, entre outros.

condomínio fechado e natureza.
Arts Itatiba: o condomínio fechado em perfeita harmonia com a natureza.

Além disso, há grandes diferenciais na infraestrutura construtiva do condomínio.

A pavimentação de todo o empreendimento é feita com blocos intertravados (paver), o que proporciona maior conforto térmico, facilidade de manutenção, entre outros benefícios.

O cabeamento de energia e internet são subterrâneos, para você apreciar totalmente as belezas naturais ao seu redor.

Todos os materiais utilizados na construção são de excelente qualidade, pois a GSP Loteamentos, responsável pela execução da obra, preza pelo conforto e bem-estar de cada morador.

O Arts Itatiba possui terrenos amplos de 640 m² a 3000 m² prontos para construir, 100% regularizados e com viabilidade de construção de até 02 pavimentos acima do nível da rua.

Localização Privilegiada

Também tem uma localização privilegiada e estratégica, pois está próximo das rodovias Dom Pedro I, Anhanguera e Bandeirantes e possui fácil acesso para cidades vizinhas, como Jundiaí e Campinas.

Você e sua família merecem viver com exclusividade em um condomínio completo e pronto para tornar sua vida mais prazerosa.

Interessado em conhecer o empreendimento que está movimentando a cidade?

Agende uma visita com nossos consultores ao plantão de vendas no local e aproveite para conhecer de perto tudo que o Arts Itatiba oferece para você!

Estamos localizados na Rodovia Romildo Prado, km 13. Entre em contato pelos telefones: (11) 97653-3645 (WhatsApp) ou 3003-5646. Esperamos sua visita!