Tão importante quanto planejar sua futura casa, é encontrar o terreno ideal para construí-la. Existem três tipos de terreno, cada qual com suas particularidades, que podem se tornar vantagens ou desvantagens, dependendo das suas necessidades para o novo lar.

Confira tudo que você precisa saber sobre terrenos para construção e dicas especiais para escolher o ideal.

Quais são os tipos de terreno disponíveis para construir?

Você encontrou um loteamento maravilhoso, que atende tudo que você e sua família precisam para viver muito felizes. É hora de escolher qual terreno comprar!

No entanto, surge a dúvida: qual tipo de terreno é o melhor?

Basicamente, há três tipos diferentes de terreno para construção: terreno plano, terreno em aclive e terreno em declive. Veja as diferenças entre eles:

1.  Terreno Plano

Plano: o tipo de terreno mais procurado para comprar.
Plano: o tipo de terreno mais procurado para comprar. Foto: pngwing.com

Plano: o tipo de terreno mais procurado para comprar. Foto: pngwing.com

Um terreno plano é caracterizado por estar no mesmo nível da rua em toda a sua extensão. Portanto, não há inclinações, tanto na frente quanto no fundo.

Uma das vantagens de um terreno plano é que o custo para levantar a estrutura da casa é mais barato, visto que não exige técnicas complexas no início da obra, como na movimentação de terra, fundação e construção do muro de arrimo.

Como resultado da facilidade de construir a base da estrutura, o tempo investido na obra também reduz, tornando-se uma grande vantagem neste tipo de terreno.

Outro benefício – talvez o que mais convença as pessoas a optar por um terreno plano – é a facilidade de visualizar como a casa vai ficar após a construção, exatamente pelo terreno inteiro estar no mesmo nível.

No entanto, mesmo que o custo para construir a fundação seja menor, não quer dizer que haverá economia. Isso porque, os terrenos planos são os mais procurados, o que resulta no aumento do preço do metro quadrado.

Além disso, a criatividade para desenvolver um projeto diferenciado também é comprometida, pois um terreno inteiro no mesmo nível não oferece muitas oportunidades para criar algo inovador.

Outro ponto negativo é que, mesmo que a casa tenha dois andares, é possível perder a vista do andar superior, devido às construções ao redor também estarem na mesma altura.

Em resumo, vamos relembrar os tópicos:

Vantagens:

  • Custo baixo com movimentação de terra e fundação;
  • Tempo total da obra reduzido;
  • Facilidade de visualizar o projeto pronto, visto que o terreno inteiro está no mesmo nível.

Desvantagens:

  • Valor do metro quadrado mais caro;
  • Impossibilita criar diferenciais no projeto;
  • Privação de uma vista privilegiada, pois as residências ao redor também estão no mesmo nível da rua;
  • Escoamento da água prejudicado, devido a falta de inclinação no terreno.

2.  Terreno em Aclive

O terreno em aclive possui uma inclinação para cima. Foto: casa.abril.com.br
O terreno em aclive possui uma inclinação para cima. Foto: casa.abril.com.br

Ao contrário do terreno plano, o terreno em aclive possui uma inclinação para cima em sua extensão. Ou seja, a frente do terreno fica no nível da rua e o fundo fica mais alto.

Esse tipo de terreno pode gerar um custo maior para construir uma estrutura de sustentação segura, mas oferece uma grande vantagem: você terá o privilégio de acordar todos os dias e apreciar uma vista espetacular da varanda ou terraço.

Com esse tipo de inclinação, também é possível desenvolver um projeto único, que valorize ainda mais a vista e aproveite melhor este atributo.

Além disso, construir em um terreno em aclive traz imponência para a fachada, justamente por ser mais alta que o nível da rua, além de passar a sensação de ser uma casa com muito espaço.

Outra vantagem é que o terreno em aclive proporciona mais privacidade para as áreas íntimas e de lazer da residência, como dormitórios e piscina, por exemplo.

O privilégio de receber luz solar por mais tempo também é um grande benefício. Isso acontece, pois a residência é mais alta que as demais, não havendo possibilidade de ser “escondida” por outras ao redor.

Os terrenos em aclive possuem um valor por metro quadrado mais barato e, após a construção da casa, a propriedade tende a valorizar mais. Ou seja, torna-se uma grande oportunidade.

Por fim, a drenagem pluvial também é facilitada, pois o escoamento de água é rápido, devido a inclinação do terreno.

Resumindo em tópicos:

Vantagens:

  • Vista frontal privilegiada;
  • Possibilita desenvolver um projeto diferenciado;
  • Traz imponência para a fachada e sensação de ter muito espaço;
  • Oferece maior privacidade para áreas íntimas e de lazer;
  • Recebe luz solar por mais tempo;
  • Economia no valor por metro quadrado e tendência maior de valorização;
  • Garante o escoamento de água mais rápido, devido a inclinação do terreno.

Desvantagens:

  • Custo maior para construir uma estrutura de sustentação segura.

3.  Terreno em Declive

Terreno Declive: este tipo de terreno permite construir pavimentos no subsolo.
Declive: este tipo de terreno permite construir pavimentos no subsolo. Foto: casa.abril.com.br

Da mesma forma que o terreno em aclive, um terreno em declive também possui inclinação, mas neste caso, é para baixo. Portanto, neste tipo de terreno, a frente está no mesmo nível da rua e o fundo está abaixo.

O terreno em declive também possui suas vantagens e desvantagens, mas pode ser uma excelente escolha, caso você esteja procurando por uma bela vista e a oportunidade de ter detalhes únicos no projeto da sua casa.

Isso porque, devido a inclinação do terreno, a vista dos fundos da propriedade é privilegiada, além de que o declive permite construir pavimentos inferiores.

Já imaginou ter um espaço para relaxar, uma sala de jogos ou uma adega incrível no subsolo da sua casa? O terreno em declive possibilita isso.

O valor por metro quadrado também é mais barato e permite desenvolver projetos diferenciados que tornarão a propriedade mais valorizada após o término da construção.

E para quem gosta de ter um belo jardim, a inclinação para baixo facilita a irrigação e o cultivo das plantas.

Em relação às desvantagens, esse tipo de terreno prejudica o escoamento da água, sendo necessário implementar uma solução específica para isso. Também é necessário investir um pouco mais para construir uma estrutura de sustentação segura.

Resumindo:

Vantagens:

  • Oferece uma vista privilegiada nos fundos da propriedade;
  • Permite construir pavimentos no subsolo;
  • Valor por metro quadrado mais barato e tendência a valorização;
  • Possibilita criar um projeto com detalhes exclusivos;
  • Facilita a irrigação e o cultivo de plantas.

Desvantagens:

  • Prejudica o escoamento da água;
  • Custo maior para construir uma estrutura de sustentação segura.

Como escolher o tipo de terreno ideal

Agora que você conhece as diferenças entre os terrenos, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher o terreno certo.

Avalie o tipo de solo

Esta é uma questão importante, pois é exatamente o tipo de solo que define se a construção sairá mais cara ou não.

Isso porque, existem fundações específicas para cada tipo de solo, e que precisam ser executadas corretamente para garantir a segurança de toda a estrutura.

A dica é verificar se há muitas pedras na superfície ou se o terreno está muito próximo de cursos d’água. Em ambos os casos, o custo para a fundação será mais caro.

Verifique a posição solar

De acordo com a sua preferência de receber o sol da manhã ou da tarde, verificar a posição que a casa será construída no terreno é fundamental, pois impacta diretamente na iluminação interna.

Outro ponto a ser considerado é ver se não há construções maiores, como prédios, nos terrenos próximos, pois podem prejudicar a incidência de luz solar na sua futura casa.

Considere as normas de construção

De acordo com a Lei de Zoneamento, há regras padronizadas para cada região e tipo de edificação, sendo que todas precisam ser seguidas na execução da obra.

Por exemplo, uma das normas de construção é deixar recuos laterais e na frente do terreno. Nesse caso, deve-se estar atento aos terrenos muito estreitos, pois essa obrigatoriedade pode comprometer a quantidade total de metros quadrados construídos.

Outras normas a considerar são: a porcentagem do terreno liberada para construção (taxa de ocupação), a quantidade máxima de metros quadrados incluindo todos os pavimentos (coeficiente de aproveitamento) e a altura máxima que a residência pode ter a partir do nível da rua (altura máxima).

Logo, verificar todas as regras é garantir que sua casa poderá ser construída sem contratempos.

Confira a documentação e a credibilidade da construtora

Para ter mais segurança, é muito importante verificar a credibilidade da construtora e a documentação do terreno. Afinal, a experiência da empresa no segmento é o que vai evitar possíveis dores de cabeça com burocracias.

Dessa forma, solicite todos os documentos comprobatórios de que o terreno está regularizado. São eles: Certidão de Registro do Imóvel (matrícula), Certidão Negativa de Ônus, Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais e Certidões Negativas de Débitos Estadual e Federal.

Conheça a infraestrutura da região

Este também é um ponto importante a considerar na escolha do terreno ideal. Afinal, mesmo que você procure um lugar calmo para descansar e aproveitar momentos de lazer, a região precisa oferecer uma infraestrutura que supra as necessidades da família.

Nesse caso, pesquise o que a região oferece de comércios e serviços variados, como supermercados, farmácias, escolas, universidades, agências bancárias, padarias e lojas de outros segmentos.

Além disso, a proximidade com as principais vias de acesso também é um diferencial, visto que você pode se deslocar para outras regiões com maior facilidade.

Avalie a infraestrutura do condomínio

Além das facilidades concedidas pelos comércios e serviços da região, a infraestrutura do loteamento também tem muito valor. Afinal, este será seu novo lar e o condomínio deve oferecer tudo que você precisa para ser feliz.

Entre os atributos, destaca-se o sistema de segurança, a diversidade de áreas de lazer e a proximidade com a natureza, para que você possa usufruir de tudo com muita paz e tranquilidade.

Por fim, o tipo de terreno ideal é aquele que realiza suas expectativas

Mais importante do que conhecer os atributos do terreno, do condomínio e da região, é descobrir quais são as suas necessidades e o que fará você feliz.

Você quer ter espaço? Ou, quem sabe, mais privacidade e uma vista deslumbrante? Avalie quais atributos são essenciais para você se sentir realizado em seu novo lar.

Entendendo o que você deseja, conseguirá encontrar o melhor terreno e construir a casa perfeita para sua família.

Encontre o terreno ideal no Arts Itatiba

O Arts Itatiba possui todos os tipos de terreno à disposição.

O Arts Itatiba é um condomínio fechado, que está localizado a 80 km de São Paulo, no município de Itatiba.

O empreendimento está a aproximadamente 15 minutos de distância do centro da cidade, garantindo fácil acesso a supermercados, farmácias, agências bancárias, escolas, universidades, entre outros serviços.

Além disso, a proximidade das principais vias de acesso da região facilita o deslocamento para cidades vizinhas, como Jundiaí e Campinas.

Morar no Arts Itatiba é a garantia de viver com qualidade em uma região cercada pelo verde e próxima das facilidades da cidade grande.

Características do loteamento

O condomínio possui os mais variados espaços de lazer que garantem muita diversão para toda a família. Os itens vão desde espaços exclusivos para contemplar a natureza e os lagos naturais até áreas exclusivas como salão de festas, quadras de diversos esportes, saunas úmida e seca, entre outros.

E para garantir que sua família esteja totalmente protegida dentro do condomínio, há um moderno sistema de segurança com:

  • Monitoramento por câmeras;
  • Portaria 24 horas;
  • Muros com cerca elétrica por todo o perímetro.

A qualidade do empreendimento também é evidenciada em cada detalhe da infraestrutura, que foi planejada para oferecer o máximo conforto.

  • Pavimentação intertravada (paver);
  • Cabeamento de energia e internet subterrâneos.

Definitivamente, essas características indicam que o Arts Itatiba é o melhor condomínio fechado da região e perfeito para você realizar o desejo de ter um refúgio próprio em meio a natureza.

O empreendimento possui todos os tipos de terrenos disponíveis, para que seu novo lar seja construído do jeito que você deseja e torne-se um espaço cheio de amor, aconchego e felicidade.

O Arts Itatiba é uma realização da GSP Loteamentos, presente há 35 anos no mercado da construção civil e com mais de 50 mil clientes satisfeitos.

Quer conhecer este condomínio que está movimentando a cidade? Entre em contato conosco pelo telefone 3003-4656 ou WhatsApp (11) 97653-3645, agende uma visita ao plantão de vendas com nossos consultores e conheça pessoalmente tudo que o empreendimento oferece. Esperamos você!