Conheça as diferenças entre loteamento fechado, aberto e condomínio

Antes de comprar um terreno, é importante saber mais sobre o tipo de empreendimento que ele está inserido. Ou seja, se está em um loteamento fechado, loteamento aberto ou condomínio fechado.

Afinal, mesmo que os modelos tenham alguns aspectos em comum, são totalmente diferentes em outros, o que gera dúvidas.

Neste texto, abordaremos as diferenças entre eles para ajudá-lo a escolher o que mais se adapta às suas necessidades. Vem com a gente!

Loteamento fechado, aberto ou condomínio: qual é o melhor?

A compra de terrenos está em alta devido à retomada do mercado imobiliário em 2021.

Devido às expectativas promissoras de retomada do mercado imobiliário em 2021, muitas pessoas estão buscando comprar terrenos, seja para investir ou para construir e morar.

Contudo, um aspecto importante que gera dúvidas, é saber quais são os efeitos de escolher um terreno situado em um condomínio fechado, em um loteamento aberto ou em um loteamento fechado.

Apesar das opções contarem com alguns aspectos em comum, eles são totalmente diferentes em outros e essas diferenças definem o sucesso da compra.

Nesse sentido, apresentaremos as principais semelhanças e diferenças entre os modelos, para que você tenha o respaldo necessário para fechar um excelente negócio.

Condomínio fechado

O condomínio fechado é regido pela Lei 4.591/64 e é a opção com mais diferenças em relação às outras.

Isso porque, neste tipo de empreendimento, o morador adquire o que é chamado de “fração ideal”, que consiste na área do terreno onde ele construirá a residência, além de uma parte da área comum do condomínio.

Em outras palavras, a área total do condomínio é privativa e acessada apenas por moradores ou pessoas autorizadas.

A responsabilidade pela manutenção dos espaços de lazer e das vias de acesso também fica a cargo dos moradores.

Eles votam em assembleia na pessoa ou administradora de condomínio responsável por orçar, contratar, supervisionar e realizar as ações necessárias para manter a conservação do local.

Nas assembleias de condomínio também são realizadas as aprovações dos serviços, além da prestação de contas com os moradores.

Outro ponto importante a considerar é que, em condomínios fechados, há obrigatoriedade de pagar a taxa de condomínio, visto que a conservação de todo espaço é de responsabilidade dos moradores.

Além disso, o IPTU é cobrado sobre o terreno privativo mais o percentual da área comum pertencente ao morador, tornando-se um pouco mais alto.

Como resultado, morar em condomínio fechado exige um investimento maior, sendo esta a mais cara das opções mencionadas.

Loteamento aberto

O loteamento aberto é regido pela Lei nº 6.766/79, que consiste em uma área total chamada de gleba subdividida em partes menores, que são os lotes.

Os loteamentos abertos são entregues como a infraestrutura básica – sistemas de água, energia e esgoto, além de pavimentação e áreas comuns – não havendo recursos ou benefícios extras, como monitoramento por câmeras, controle de acesso, áreas de lazer exclusivas, entre outros.

Neste tipo de empreendimento, o morador adquire e tem direito somente ao terreno onde vai construir a residência.

Ou seja, as áreas de lazer, bem como as vias de acesso são públicas e pertencem à prefeitura do município.

Portanto, a área total de um loteamento aberto é livre ao público, não sendo permitido fechar o local com uma portaria para controlar o acesso de pessoas, tampouco construir muros ou cercas no entorno.

Em outras palavras, é necessário garantir a segurança da família de outra forma, sendo que construir muros ao redor do próprio terreno é a mais comum.

Também não há cobrança de taxas para manutenção em loteamentos abertos, visto que toda a manutenção deve ser solicitada à prefeitura e será realizada pela mesma, mediante legislação vigente.

Em relação ao IPTU, é cobrado apenas sobre o terreno adquirido pelo morador, incluindo a casa construída sobre a propriedade, se houver, visto que o acesso às áreas comuns e às ruas é permitido para todos.

Loteamento fechado

O loteamento fechado é regido pela Lei nº 6.766/79 com a alteração introduzida pela 9.785/99.

Este modelo possui características semelhantes aos loteamentos abertos. São elas:

  • É composto por uma área total chamada de gleba, na qual o proprietário adquire apenas uma parte, considerada o lote;
  • As áreas comuns, bem como, as vias de acesso também são públicas;
  • A manutenção fica sob responsabilidade da prefeitura local.

Porém, alguns desses pontos sofrem alterações, caso os moradores assinem um contrato de concessão com a prefeitura.

E, afinal, quais são as mudanças?

  • A responsabilidade pela manutenção e conservação dos espaços públicos, assim como, as vias de acesso passa para os moradores;
  • É permitida a instalação de uma portaria para controlar o acesso de pedestres e veículos;
  • O loteamento pode ser totalmente murado ou cercado;
  • É constituída uma associação de moradores, responsável pela conservação do loteamento e pela prestação de contas nas assembleias de condomínio.

Com essas mudanças, percebe-se que um loteamento fechado oferece maior segurança aos moradores, pois o acesso só é permitido mediante a apresentação de documento.

Do mesmo modo que o loteamento aberto, o loteamento fechado é entregue com a infraestrutura de água, energia, esgoto, pavimentação e áreas de lazer.

Porém, o segundo conta com a vantagem de ter uma quantidade maior de áreas, além de espaços diferenciados, por exemplo, saunas úmida e seca, quadras de esportes variados como tênis e squash, e hidromassagem.

O investimento na infraestrutura de energia e internet também é um diferencial, pois devido ao cabeamento subterrâneo, a poluição visual é inexistente.

Outra vantagem, se comparada ao condomínio fechado, é que a associação de moradores está autorizada a cobrar uma taxa de condomínio, porém não é obrigatória.

Essa cobrança é feita de acordo com a escolha do morador de participar da associação, sendo definida na assinatura do contrato de compra e venda.

Em relação ao IPTU, a cobrança também é feita somente sobre o terreno do proprietário, considerando a construção da residência, se houver.

Um loteamento fechado oferece muito contato com a natureza. Imagem: Arts Itatiba.

Por fim, mais uma vantagem do loteamento fechado é o local onde é construído.

Geralmente, está localizado em uma região mais tranquila, distante da poluição sonora e visual da cidade grande e muito próximo de uma ampla área verde, proporcionando maior qualidade de vida em meio à natureza.

QUADRO COMPARATIVO

Para facilitar o entendimento, abaixo preparamos um quadro comparativo com as principais informações de cada tipo de empreendimento:

CONDOMÍNIO FECHADOLOTEAMENTO ABERTOLOTEAMENTO FECHADO
LegislaçãoLei 4.591/64Lei nº 6.766/79Lei nº 6.766/79 com a alteração introduzida pela Lei 9.785/99
Divisão da áreaO proprietário adquire a fração ideal que consiste no seu lote mais um percentual das áreas comunsO proprietário adquire apenas uma subdivisão (lote) da área total (gleba)O proprietário adquire apenas uma subdivisão (lote) da área total (gleba)
Propriedade das áreas de lazer e vias de acessoUso privativo dos moradoresUso aberto para a comunidadeUso aberto para a comunidade
Cobrança de IPTUCobrado sobre a área privativa mais a área comum pertencente ao moradorCobrado sobre a área privativa, incluindo a casa construída, se houverCobrado sobre a área privativa, incluindo a casa construída, se houver
Taxa condominialObrigatóriaNão háHá, porém, não é obrigatória
Responsabilidade pela conservação e manutençãoMoradores, através do síndico ou administradora votada em assembleiaPrefeitura do municípioMoradores, através da constituição de uma associação
Controle de acessoPermitido somente com autorização do moradorAcesso liberado para a comunidadePermitido, mediante apresentação de documento

Através de uma breve análise, logo percebe-se que o loteamento fechado é uma excelente alternativa, pois oferece custo inferior ao condomínio fechado ao mesmo tempo que possui toda a proteção necessária.

Em conclusão, segurança e liberdade estão presentes em um loteamento fechado e você pode viver com total conforto e tranquilidade por sua família estar protegida.

2 dicas para escolher a melhor opção

Se você ainda está em dúvida sobre qual tipo de empreendimento é o melhor, separamos dicas importantes que auxiliam na escolha do modelo ideal para você. São elas:

  1. Identifique suas necessidades

Primeiramente, entenda quais são as necessidades e as preferências da família. 

Por exemplo, se vocês prezam por uma ampla área de lazer, maior contato com a natureza ou a liberdade de morar em um local livre de grades e muros.

Avaliar as preferências da família é o primeiro passo para uma boa escolha. Fonte: Scott Broome on Unsplash

Identificando as preferências, você terá maior facilidade para descobrir qual opção irá atendê-lo da melhor forma.

  1. Avalie quanto você está disposto a investir

Após avaliar quais são as necessidades e desejos da família, é necessário saber se elas se encaixam no valor disponível para o investimento.

Nesse sentido, a segunda dica é avaliar quanto você está disposto a investir.

Fazer essa análise serve como um filtro das escolhas feitas no primeiro tópico e um parâmetro para entender quais comodidades extras você está disposto a pagar mais ou não.

Como resultado, você terá a descrição exata do que um empreendimento precisa ter para atender suas necessidades e poderá se basear nessas características para escolher a melhor opção.

Tudo que você precisa para viver bem está no Arts Itatiba

O Arts Itatiba é um loteamento fechado de alto padrão que está pronto para oferecer o conforto e a qualidade de vida que você e sua família merece.

Com localização privilegiada no KM 13 da Rodovia Romildo Prado, o empreendimento está nas proximidades das rodovias Dom Pedro I, Anhanguera e Bandeirantes, o que garante fácil acesso para Campinas, Jundiaí e cidades vizinhas.

Além disso, você também conta com escolas, universidades, shoppings, agências bancárias e supermercados muito próximos, no centro de Itatiba, a cerca de 15 minutos de distância.

Infraestrutura

O empreendimento é perfeito para morar com total segurança e tranquilidade, pois está cercado por muito verde e permite um contato próximo com a natureza.

  • Três lagoas naturais que somam 16 mil m², além de uma variedade de espécies de peixes como a tilápia;
  • 180 mil m² de áreas verdes;
  • 12 mil mudas plantadas;
  • Pomar de árvores frutíferas;
  • Área de proteção permanente com animais silvestres como tucanos, saguis, entre outros;
  • Bichoduto: um dispositivo instalado no loteamento para preservar a segurança dos animais silvestres na região.

Em relação ao lazer, há uma ampla área disponível no loteamento para você aproveitar momentos únicos com amigos e familiares.

  • Campo de futebol;
  • Quadra poliesportiva;
  • Salão de festas;
  • Salas de descanso;
  • Piscina infantil;
  • Espaço fitness;
  • Playground.

Para complementar a infraestrutura, o Arts Itatiba possui espaços exclusivos, que oferecem diversão ao público mais exigente.

  • Duas quadras de tênis;
  • Quadra de squash;
  • Piscina com raia;
  • Hidromassagem;
  • Saunas úmida e seca.

A segurança também é garantida, através de um sistema completo de alta tecnologia que protege você e as pessoas que mais ama.

  • Portaria 24 horas;
  • Câmeras de vigilância;
  • Muro com cerca elétrica.

E para ficar ainda melhor, você terá acesso a diferenciais únicos, não encontrados em outros loteamentos na cidade.

  • Cabeamento de energia e internet subterrâneos;
  • Pavimentação ecológica em blocos intertravados (paver).

Experimente o melhor da vida no Arts Itatiba

O Arts Itatiba é o loteamento fechado perfeito para aproveitar o tempo da melhor forma.

Definitivamente, não é à toa que o Arts Itatiba é considerado o melhor loteamento fechado da região.

Afinal, você vai morar em uma região consolidada, que possui toda a infraestrutura de comércio e serviços, muitas opções de lazer e ainda é cercado pela natureza.

O Arts Itatiba é uma realização da GSP Loteamentos que, em 35 anos de mercado, está presente em 8 estados e mais de 60 cidades, possui milhões de metros quadrados urbanizados e mais de 50 mil clientes satisfeitos.

Quer saber mais sobre este empreendimento?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 97653-3645, por telefone (11) 4750-1669 ou visite nosso plantão de vendas. Estamos abertos diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados das 08h às 18h, agende o seu horário antecipadamente.


Venha conhecer o Arts Itatiba e surpreenda-se com tudo que o empreendimento oferece a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *