Morar no interior: quais as vantagens de morar no interior de São Paulo?

 em Arts Itatiba

Morar no interior é o desejo de inúmeros paulistanos. Em 2015, de acordo com um levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, 57% dos paulistanos afirmaram que, se pudessem, deixariam a capital.

Os motivos citados são vários, como: desejo de maior qualidade de vida, sensação de insegurança, custo de vida muito alto, trânsito caótico, entre outros.

Mas será que deixar a vida na capital e se mudar para o interior de São Paulo é mesmo uma boa escolha? Neste conteúdo listamos as principais vantagens que morar no interior apresenta (e que podem lhe ajudar a fazer uma escolha mais sensata). Confira.

 

Custo de vida menor

O custo de vida muito alto é sempre citado como ponto desfavorável por quem mora na capital. E é justamente ele um dos principais motivos que fazem com que tantos paulistanos sonhem em morar no interior.

O estado de São Paulo é muito variado e é possível encontrar excelentes cidades, com boa qualidade de vida, e que não sejam tão caras para viver.

Isso significa que, ganhando o mesmo salário, você terá um poder de compra maior e poderá viver em uma casa mais espaçosa, em um bairro nobre, matricular seus filhos em uma escola particular e economizar com o transporte (já que essas cidades não costumam ser tão grandes como a capital).

 

Mais qualidade de vida

Outro ponto citado na pesquisa que mostramos na introdução é a busca pela qualidade de vida. É inegável que viver em São Paulo torna mais difícil conquistar o bem-estar (seu e da sua família).

Engarrafamentos, dificuldade de transporte, violência, excesso de pessoas e de filas, falta de contato com a natureza, enfim, tudo isso se reflete em uma vida mais estressante e conturbada.

Muitas cidades do interior paulista estão sempre presentes nas listas de municípios com melhor qualidade de vida – e isso não é por acaso. Afinal, por serem menores, elas não apresentam tantos problemas como a capital, além de contarem com mais natureza e tranquilidade.

Entre essas opções, Itatiba é um dos destaques. Localizada há pouco mais de 80 km de São Paulo, a cidade sempre figura nos principais rankings sobre o tema, como o índice Firjan e o de Bem Estar Urbano.

Afinal ela oferece uma excelente infraestrutura aos moradores, economia forte, grande potencial turístico e muitas áreas naturais preservadas.

 

Segurança favorecida

Sentir-se inseguro na cidade onde mora é capaz de afetar muito a nossa saúde mental. Aliás, a violência e a criminalidade altas são itens que costumam impedir o bom desenvolvimento das crianças, já que muitos pais não deixam que seus filhos brinquem na rua e aproveitem esse momento tão importante da vida.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, 44% dos moradores da capital paulista consideram que a situação da segurança pública na cidade está pior do que nos últimos anos.

Morar no interior é uma maneira de escapar de todos esses problemas, afinal, com uma população reduzida, a quantidade de criminalidade também tende a ser menor.

Mas é claro que isso não é a realidade da maioria das cidades do interior. Por isso, antes de escolher o destino final é importante pesquisar para saber como é a criminalidade e a violência no município, o preparo da guarda municipal e da PM e outros investimentos realizados nessa área.

 

Trânsito tranquilo

Passar horas por dia em engarrafamentos, infelizmente, ainda é muito comum na rotina da maioria dos paulistanos. De acordo com uma matéria publicada no Estadão, em média, por ano, o paulistano passa o equivalente a 1 mês e meio parado no trânsito.

Esse é um valor inestimável de tempo perdido que poderia ser usado para descansar, ficar com a família, se dedicar a um hobby e inúmeras outras atividades capazes de trazerem mais felicidade e bem-estar.

Morar no interior é, também, ter mais facilidade de locomoção. Como as cidades são menores, não existem tantos carros nas ruas e o trânsito tende a ser muito menos caótico do que o de São Paulo.

Além disso, várias cidades contam com soluções interessantes para essa área, inclusive investindo melhor em transporte público.

Por todos esses motivos, são muitas as pessoas que estão deixando a capital e preferindo morar no interior de São Paulo, com toda a tranquilidade e os benefícios que essas cidades podem trazer.

Se você está em busca de mais qualidade de vida e bem-estar para você e a sua família, que tal fazer essa escolha? Aproveite e veja as vantagens que a cidade de Itatiba oferece e conheça mais sobre esse importante município do interior paulista!