Descubra os benefícios da atividade física

A maioria das pessoas sabe que a prática regular de atividade física traz diversos benefícios para seus praticantes, tanto mentais como físicos. Apesar disso, apenas uma pequena parcela coloca o exercício como prioridade na sua vida e na sua rotina. Mas, você conhece todos os benefícios de se exercitar? Ou sabe como fazer este tipo de atividade com mais frequência no dia a dia? 

Para te ajudar a viver melhor, vamos te mostrar a importância de implementar uma atividade física no dia a dia e os principais benefícios da prática regular que isso pode trazer na sua vida. Boa leitura! 

Importância da atividade física

Quando se fala na quantidade de indivíduos que leva a prática de atividade física a sério, os números pelo mundo preocupam muito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes de 11 a 17 anos, não praticam atividade física na quantidade recomendada. Já no Brasil, uma a cada duas pessoas não se exercita o suficiente para ter uma boa qualidade de vida. 

Para tentar mudar esta situação mundial, a OMS fez um plano de ação para diminuir em 15% o sedentarismo entre adultos e crianças até 2030. Segundo dados da organização, os grupos menos ativos são as mulheres, pessoas de baixa renda, deficientes e portadores de doenças crônicas e a população indígena. 

Principais benefícios da atividade física

Se você tiver a oportunidade de começar a fazer atividade física, faça. Porque esse hábito pode trazer diversos benefícios. Eis a lista: 

  • Produtividade e aumento da autoestima: Quem se exercita tem mais disposição para trabalhar e estudar. Além disso, quem faz algum tipo de exercício produz endorfina, que é o hormônio que dá a sensação de recompensa, aumentando a disposição física e mental. Então, quanto mais atividades prazerosas, mais feliz e com autoestima você ficará. 😉 
  • Realizar atividades físicas também diminui os riscos de doenças como osteoporose, diabetes, hipertensão, infarto, problemas cardíacos, asma, angina de peito, obesidade e depressão. Esta última doença está entre os males que mais assolam a sociedade atual. Você sabia que existem 300 milhões de pessoas no mundo e cerca de 10 milhões de brasileiros com depressão? 
  • Melhora no tempo de vida: Um estudo feito pela Queen’s University, em Ontário, no Canadá, mostrou que fazer exercícios físicos regulares pode aumentar em até 6 anos de vida.
  • Qualidade de vida e economia: Por matar duas vezes mais do que a obesidade e muito mais do que o cigarro, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo causa um prejuízo de US$ 54 bilhões no atendimento à saúde. Dentre esse valor, 57% são registrados na rede pública de atendimento. Além disso, US$ 14 bilhões são deixados de serem produzidos por conta da perda de produtividade das pessoas.
  • Perda e controle de peso: fazer atividade física pode ajudar a manter o peso dentro do que é recomendado pela Índice de Massa Corporal (IMC). Essa técnica é muito importante porque mostra se a pessoa está dentro dos padrões normais em relação a peso e altura.
  • Redução de diversos malefícios como dor, fadiga, incontinência, necessidade de medicamentos e sedentarismo. Segundo dados do estudo da revista de medicina britânica “The Lancet”, o sedentarismo mata cerca de cinco milhões de pessoas todos os anos. No Brasil, o número de mortes causadas pelo sedentarismo chega a 300 mil, segundo a OMS. 

Além de todos os benefícios citados acima, praticar exercícios também ajuda a criar padrões saudáveis de períodos de sono, melhorar a postura, a memória, concentração e o bom humor.  

Mas…qual é o melhor tipo de atividade física?

Se você tiver oportunidade, faça atividades físicas. Mas não se preocupe, afinal apenas 2 horas e 30 minutos semanais de atividade física leve podem mudar seu estilo de vida. Se for possível praticar regularmente uma atividade física, como caminhada e corrida leve durante os 7 dias da semana, só serão necessários 20 minutos. Ou você pode fazer atividades leves por 30 minutas durante 5 vezes por semana. 

No entanto se durante o seu dia a dia não for possível fazer caminhadas ou corridas, tente começar a subir as escadas do prédio do apartamento na volta para casa, ficar em pé no ônibus durante o trajeto do trabalho, descer dois pontos antes no caminho para a faculdade, fazer alongamento durante alguns períodos do dia, caminhar com o cachorro, participar da aula de educação física na aula, etc. 

Você pode também caminhar no parque com os amigos, jogar futebol no fim de semana ou estacionar o carro mais distante da entrada do shopping durante um passeio com a família. Uma atividade com mais intensidade, como corrida ou dança, equivale a uma prática regular de exercícios por 75 minutos semanais, que dá cerca de 10 minutos por dia. Mas, atenção! Se você resolver fazer atividades físicas com mais duração ou intensidade é importante ter o acompanhamento de um profissional. 

Agora que você já sabe a importância de realizar exercícios físicos, que tal viver em um condomínio completo, com infraestrutura, lazer e tranquilidade? O Arts Itatiba é lugar ideal para você e a sua família começarem a exercitarem e desfrutarem de muitos benefícios. No loteamento vocês encontrarão campo de futebol, quadras de tênis, squash e poliesportiva, piscinas infantil e com raia, espaço fitness, playground e muito mais. Se quiser saber mais informações sobre o Arts, acesse o nosso site.  

Fontes utilizadas na matéria: Agência Brasil, Pesquisas do site BBC,  Ministério Saúde, Pesquisas Veja, Mundo do RH, Bem Estar (G1), Pé na trilha, Destak Jornal, Portal Terra, Globo Esporte e InfoEscola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *